Contéudo acessível para deficientes visuais
Você está aqui:  Página principal | Câmara | Orçamento
   
Ações do documento

A Lei do Orçamento

A lei do orçamento é redigida pelos deputadosVocê já deve ter visto os seus pais avaliando quanto pode gastar e quanto deve economizar com a alimentação, vestuário, saúde, educação, transporte, moradia e lazer da família, certo? Esse planejamento das contas chama-se orçamento. Mas será que isso só acontece em casa? Não! O sucesso de toda empresa, escola, igreja, loja, clube e todas as outras instituições que você imaginar depende muito do equilíbrio de suas contas. Na administração pública não é diferente. Nesse caso também é essencial que os governantes saibam direitinho quanto tem e onde precisam gastar o dinheiro dos contribuintes.

A tarefa dos governantes não é fácil. Para que você possa ter uma ideia da complexidade dela, a Turma do Plenarinho te propõe um desafio. Que tal ser o prefeito de uma cidade? O Jogo do Orçamento te convida a administrar as contas públicas de Legislândia, e resolver os problemas da população. Experimente clicando aqui! Jogo do orçamento

O que é o Orçamento?

O Orçamento é a lei que autoriza o presidente da República, os governadores e os prefeitos a realizarem as Despesas Públicas. Todos os gastos do governo devem estar previstos no Orçamento: pagamento de salários, compra de medicamentos, construção de escolas, manutenção dos prédios e órgãos públicos, restauração das estradas, etc. Também deve estar no Orçamento o valor da Receita Pública, que é o conjunto dos valores que vai permitir a realização da Despesa. Estará ainda no Orçamento o valor da Dívida Pública, que acontece quando a Receita é menor que a Despesa (quando o governante gasta mais do que tem em caixa). A Lei do Orçamento deve ser reescrita anualmente, pois as necessidades e interesses da população vão mudando a cada ano.